Saiba mais
O detector 4 gases é um equipamento que traz mais facilidade para o controle de substâncias tóxicas, inflamáveis e asfixiantes em espaços confinados.
Assim, torna-se possível controlar as exposições, detectar vazamentos, promover a saúde de todos e a segurança dos colaboradores.
Além disso, ele ainda facilita o controle e o cumprimento das normas vigentes, evitando futuros problemas legais.
Continue lendo para saber mais sobre o detector 4 gases, seu funcionamento e indicação.
O que é um detector 4 gases?
Esse equipamento assim como o nome sugere, consegue detectar 4 gases simultaneamente, proporcionando mais agilidade e simplicidade para o operador.
Ao contrário dos modelos mais simples, que precisam ser calibrados e só fazem o monitoramento e uma substância por vez, o detector 4 gases consegue detectar com precisão a concentração dos 4 gases que são mais comumente encontrados nas indústrias.
Como consequência, o colaborador será informado de concentrações perigosas de monóxido de carbono, gases inflamáveis, sulfeto de hidrogênio e oxigênio, visando assim garantir à sua saúde.
Como o detector 4 gases funciona?
O detector 4 gases tem o funcionamento similar aos outros detectores de gases portáteis.
Ao detectar alguma concentração acima ou abaixo da recomendada.
Os 4 gases detectados são:
Oxigênio
Monitorar o oxigênio é essencial para garantir que o ar esteja em boas condições para ser respirado. Baixas concentrações de oxigênio podem causar asfixia e o excesso de O2 pode facilitar o início de incêndios ou explosões.
Monóxido de carbono
O monóxido de carbono é outra substância monitorada pelo detector 4 gases. A sua presença no ar tem sérios efeitos para a saúde do operador, como:
- dores de cabeça,
- tonturas,
- convulsões,
- desmaios,
- náuseas,
- morte.
Sulfeto de hidrogênio
Também chamado de gás da morte, o sulfeto de hidrogênio é utilizado em diversos segmentos e pode causar intoxicações e, em altos níveis, ocasiona desmaios e mortes.
Metano
O metano também pode ser monitorado pelo detector 4 gases. Essa substância é inflamável e quando há presença de oxigênio e uma fonte de ignição, pode gerar explosões. Podendo ser um risco para a saúde dos colaborares e também para as instalações da indústria.
Quando esse equipamento é indicado?
Esse equipamento é indicado para o monitoramento de substâncias em qualquer ambiente confinado.
Entre os mais comuns, estão:
- obras de saneamento,
- indústria naval,
- obras públicas,
- siderúrgicas,
- óleo e gás,
- silos.
Por meio do seu uso, é possível prevenir perigos dos gases citados acima e promover um ambiente mais saudável para os seus colaboradores.
Compre ou alugue seu detector 4 gases conosco
Se você ficou interessado no detector 4 gases e deseja testá-lo, entre em contato conosco.
Nós trabalhamos com a locação e venda de detectores de gases de alta qualidade.
Fale conosco para conhecer a nossa empresa, os nossos serviços e comprar ou locar o detector ideal para a sua organização e suas necessidades.
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!