Saiba mais
O detector de hidrogênio é um equipamento que tem grande importância para as indústrias e fábricas, garantindo a segurança de toda a equipe e do ambiente.
Apesar de ser um gás amplamente utilizado em diferentes segmentos industriais, o hidrogênio apresenta um risco considerável em caso de vazamentos, podendo causar grandes incêndios e explosões.
Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre a importância desse equipamento de segurança.
O que é o hidrogênio?
O hidrogênio é o elemento mais abundante no Universo, assim como o mais leve. Sob condições ambientais e no seu estado natural, ele é incolor e inodoro.
Por causa da sua baixíssima massa, é muito mais leve do que o ar. Além disso, ele é inflamável e, dependendo da concentração, explosivo.
Esse gás é amplamente utilizado em diferentes segmentos do mercado para realizar processos, como:
- refino do petróleo,
- fabricação de produtos,
- transformação de óleo líquido em margarina,
- produção de energia elétrica
- resfriamento de motores e geradores,
- fabricação de plásticos.
Na produção de energia, o hidrogênio desempenha um papel fundamental em muitos processos de refino. Ele reduz o teor de enxofre dos combustíveis e atua reduzindo gases e óleos pesados, àqueles com pesos moleculares mais baixos. O hidrogênio também pode ser usado para tratar o gás na reforma catalítica.
Aplicações adicionais para hidrogênio no refino também estão sendo exploradas para atender às mudanças nos padrões de fabricação de petróleo, atendendo aos padrões regulatórios mais elevados de segurança ambiental.
A combinação desses usos difundidos no refino significa que a demanda de hidrogênio é alta nas instalações de refino - e continuará a crescer no futuro previsível.
Ou seja, ele está presente em diferentes processos industriais e tem um papel essencial na produção de diversos setores.
Quais são os perigos do hidrogênio?
Como já falado, o hidrogênio é inflamável e também pode ser explosivo, com o Limite Inferior de Explosividade, LEL, de 4%.
Isso representa um grande risco para o ambiente e para a vida daqueles que trabalham com ele.
A sua queima ocorre de forma muito rápida, podendo causar acidentes em segundos ou poucos minutos de séria gravidade.
Além disso, ele é inodoro e incolor, dificultando a identificação de vazamentos que podem ter sérias consequências. O seu fogo também não apresenta cor, o que impossibilita a identificação da origem dos incêndios.
Vale ressaltar que o perigo do hidrogênio não está apenas em ocorrer explosões, mas em locais fechados, como em uma sala de baterias, o hidrogênio pode se acumular e expulsar o oxigênio do ambiente, causando asfixia.
Como exemplo de acidente, podemos citar a explosão de um posto de hidrogênio da Noruega que estava desocupado, mas foi tão forte que fez o airbag de dois carros que passavam perto explodirem.
A maioria dos vazamentos de hidrogênio ocorre devido às vedações ou juntas defeituosas, desalinhamento de válvulas ou falhas em flanges ou outro equipamento.
Embora os riscos apresentados por vazamentos de hidrogênio possam ser minimizados pela tendência do gás de se dispersar rapidamente pela atmosfera, seus riscos ainda são muito altos, tornando imprescindível a instalação de detectores de hidrogênio.
Qual a importância de investir em detector de hidrogênio?
Apesar de todos os perigos que esse gás apresenta, ele é essencial para diversos processos e sua substituição muitas vezes não é viável, por isso, o mais indicado é investir em um detector de hidrogênio.
Esse equipamento irá indicar se houver vazamentos para que a fonte seja identificada e o problema resolvido rapidamente, sem causar maiores problemas.
É indicado, especialmente, para ambientes confinados e linhas de produção, por exemplo.
O gás hidrogênio possui menor energia de ignição do que a gasolina ou gás natural e, devido à presença de outros materiais altamente inflamáveis encontrados nas refinarias, isso representa uma grande ameaça.
Uma vez que o hidrogênio é inflamado, o fogo pode se espalhar rapidamente, tornando-se uma causa potencial para um incêndio ou explosão severa.
O detector de hidrogênio pode ser instalado de forma estratégica no ambiente para detectar vazamentos rapidamente ou pode ser um equipamento de uso individual dos colaboradores. Independentemente da escolha, seu uso trará mais segurança para todos.
Como adquirir o melhor detector de hidrogênio?
A produção de hidrogênio continuará a crescer à medida que aumenta a demanda por combustíveis seguros e limpos, e os padrões ambientais evoluem para exigir métodos mais seguros de produção de energia, portanto, a detecção de hidrogênio deve ser uma prioridade.
A hora de escolher o detector de hidrogênio é sempre um grande desafio, principalmente para aqueles que não sabem o que devem considerar.
Deve-se, sempre, analisar três fatores:
- performance: busque por um equipamento que seja eficiente para a sua aplicação,
- confiabilidade: procure por sensores que sejam confiáveis e mostrem os resultados de forma evidente para o colaborador,
- custo-benefício: considere a vida útil do detector de hidrogênio, se há garantias e a sua procedência.
Nós, da General Instruments, atuamos desde 1989 no mercado e investimos para oferecer os melhores equipamentos para as suas necessidades.
Entre em contato conosco e garanta segurança para sua empresa e para sua equipe!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!