
Saiba mais
O gás metano é um sério problema para a formação do ozônio ao nível do solo, um poluente extremamente perigoso causador de 1 milhão de mortes anualmente.
É também um gás que colabora para o efeito estufa, sendo 80 vezes mais poderoso no aquecimento da atmosfera do que o dióxido de carbono, portanto, é um inimigo a ser combatido.
Além dos problemas envolvendo as mudanças climáticas, essa substância é altamente prejudicial à saúde e também é inflamável.
De acordo com a Ficha de Informação Toxicológica da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a alta concentração do gás metano pode deslocar o oxigênio dos ambientes, ocasionando:
- insuficiência respiratória,
- efeitos anestésicos,
- perda de consciência.
Neste post, apresentaremos detalhes do LaserMethane Smart, um detector de gás à distância que pode salvar vidas e contribuir para o monitoramento desse sério problema mundial. Continue a leitura e confira!
Como funciona a detecção de gás metano com o LaserMethane Smart?
O gás metano é gerado a partir das seguintes situações:
- extração, produção e distribuição de combustíveis fósseis (gás e carvão),
- atividade agrícolas e pecuárias,
- aterros de resíduos urbanos,
- estações de tratamento de esgotos.
O detector LaserMethane Smart é um equipamento portátil que atua a partir da tecnologia laser, ou seja, localiza a concentração de metano a partir da diferença entre a luz emitida e recebida pelo aparelho.
Isso significa que profissionais conseguem, mesmo a distância, localizar as concentrações ou vazamento desse gás que podem estar ocorrendo nas tubulações ou teto, ou ainda em gasodutos. Isso de maneira simples, apenas apontando o feixe de laser em direção ao local que se pretende avaliar.
Aplicações típicas do detector
O LaserMethane Smart detecta a presença de gás metano em áreas difíceis de serem alcançadas ou inacessíveis, uma vez que funciona a 30 metros de distância.
É o equipamento ideal para monitoramento de:
- grandes áreas para inspeção de tubulações,
- áreas perigosas como refinarias petroquímicas,
- tetos de prédios que podem ter sofrido vazamentos de gás,
- possibilidade de detecção através de janelas em propriedades desocupadas.
O seu uso é muito simples, apresentando um menu intuitivo e que possibilita, a partir de algumas orientações, a sua operação.
Portanto, não é necessário a presença de um especialista ou de algum equipamento de acesso especial para detectar os vazamentos.
Os diferenciais do LaserMethane Smart na detecção de gás metano
O uso do equipamento LaserMethane Smart apresenta diferenciais para a detecção de gás metano, uma vez que além de trabalhar a distância, é um aparelho compacto, robusto e leve, portanto, fácil de ser transportado.
Possuindo a certificação ATEX (União Europeia), é um detector recomendado para o uso industrial e nos ambientes de mineração.
A sua flexibilidade permite que o nível de compensação e alarme seja programado pelo usuário, possuindo ainda uma bateria de longa duração para operação por até 3,5 sem a necessidade de troca.
Por fim, é um equipamento altamente confiável, voltado especificamente ao monitoramento de gás metano, possuindo calibração automática ao ser ligado e detectando níveis muito baixos de presença dessa substância.
O tempo de resposta do LaserMethane é extremamente rápido, já que a leitura apresenta os resultados em 0,1 segundo.
Certamente, você já deve ter concluído a importância e as vantagens em utilizar esse equipamento no dia a dia das operações da sua empresa.
Portanto, para maiores informações e solicitação de um orçamento, entre em contato com a General Instruments e obtenha detalhes a respeito desse poderoso detector de gás!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!