Saiba mais
A mineração é uma atividade extremamente importante em nosso país, colaborando de forma positiva com a economia nacional.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o faturamento das indústrias nacionais desse segmento no ano de 2023 atingiu o valor de R$ 248,2 bilhões.
Outro número importante é que a previsão de investimentos até o ano de 2028 deverá alcançar R$ 64,5 bilhões, número que comprova o sucesso e a importância desse setor no Brasil.
Quando o assunto envolve a segurança dos profissionais que atuam nessa atividade, uma das maiores preocupações diz respeito aos gases que podem ser emitidos nesses ambientes, causando sérios problemas de saúde.
Neste post, apresentaremos detalhes com relação a esse assunto e porque a detecção de gases é tão importante no segmento da mineração. Continue lendo e confira!
A indústria de mineração no Brasil
A mineração é um segmento que envolve diversos setores e materiais, iniciando-se no Brasil no ano de 1696, quando uma expedição armada saiu da Capitania de São Paulo em direção a Minas Gerais, encontrando por lá jazidas de ouro que deram início a povoação do Vale do Ouro Preto.
Com essa descoberta, o Brasil nunca parou de explorar as suas riquezas e atualmente é um importante player do mercado internacional na oferta de produtos.
De acordo com o Anuário Mineral Brasileiro, os principais minérios comercializados em nosso país são:
- ferro,
- ouro,
- cobre,
- níquel,
- alumínio,
- estanho,
- nióbio,
- manganês,
- zinco,
- cromo,
- vanádio.
De acordo com o anuário, 37 substâncias fazem parte da lavra brasileira, onde as citadas acima são as mais expoentes em nosso país.
Os perigos do vazamento de gás em minas
Um dos aspectos que envolve a segurança das minas e consequentemente dos profissionais que atuam nesse setor diz respeito aos gases que são encontrados nesses ambientes.
O metano, por exemplo, é um gás muito perigoso e comum de ser encontrado nas minas.
Devido ser altamente inflamável, vazamentos deste gás podem causar uma grande explosão.
Outro gás extremamente perigoso encontrado nas atividades envolvendo a mineração é o monóxido de carbono.
O CO é um gás incolor, inodoro, insípido e venenoso, portanto, um sério problema se inalado pelos profissionais que atuam nesses ambientes.
Os problemas se iniciam a partir dos locais onde a quantidade desse gás é de 200 ppm. Uma forte dor de cabeça ocorre, podendo causar inconsciência após três respirações em ambientes que o volume esteja em 6.400 ppm, em 15 minutos a pessoa pode ser levada a óbito.
General Instruments: variedade de detectores para a indústria de mineração
Na General Instruments, uma empresa especializada na comercialização de detectores de gás desde 1989, são encontradas as melhores soluções para a segurança dos ambientes na indústria de mineração.
Esses equipamentos são os responsáveis pela detecção precoce de vazamentos e presença desses gases, protegendo os ambientes e os trabalhadores envolvidos no processo.
Para o monitoramento contínuo da atmosfera, o detector T4 é uma excelente opção, pois monitora os quatro principais riscos das indústrias: CO, H2S, O2 e inflamabilidade.
Outra opção é a utilização do Gas-Pro, que além do monitoramento contínuo também pode ser utilizado para liberação de espaços confinados.
Existem ainda outras opções, tanto em detectores fixos como portáteis, equipamentos de extrema qualidade que rapidamente informam a presença do CO nos ambientes, evitando problemas e sérios transtornos às indústrias do segmento de mineração.
Como se observa, é perfeitamente possível a prevenção e os cuidados a serem tomados para que se evitem acidentes nos processos de lavra.
Para isso, vale a pena conhecer as soluções da General Instruments, uma empresa que está sempre pronta para avaliar as necessidades e particularidades do seu negócio e oferecer a solução ideal para o seu ambiente!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!