Saiba mais
Com a disponibilidade da tecnologia e o uso correto do detector de gás natural, muitos problemas são evitados em uma empresa.
Apesar de indispensáveis em muitos processos industriais, a falta de cuidado na utilização do gás pode gerar sérios acidentes, colocando vidas em risco e causando grandes prejuízos materiais.
A detecção de vazamentos precisa ser uma ação constante, onde equipamentos precisam estar realizando medidas com relação ao ar, e a qualquer sinal de não conformidade providências devem ser tomadas para evitar problemas.
Um dos pontos a serem avaliados, considerando o uso desses equipamentos, diz respeito aos locais onde devem ser instalados.
Neste post, apresentaremos detalhes e o que considerar na hora da instalação do detector de gás natural. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Qual a importância de instalar corretamente o detector de gás natural?
A falta de cuidado, e a escolha de locais inapropriados para a instalação do detector de gás natural, pode comprometer completamente a sua utilização.
O gás natural é um combustível fóssil, constituído por hidrocarbonetos e bastante utilizado nas diversas atividades industriais e da vida humana.
No entanto, acidentes podem ocorrer, especialmente quando os devidos cuidados não são tomados, como visto, por exemplo, na explosão de uma usina de gás natural na Áustria, causando o óbito de uma pessoa, além de ferir outros 18 trabalhadores.
Em Estância, no estado de Sergipe, uma explosão aconteceu durante o abastecimento de um veículo com gás natural, onde, felizmente, não ocorreram vítimas, mas causou grandes prejuízos de ordem material.
A ausência de detectores de gás natural ou instalação inadequada pode levar a essas situações, portanto, a preservação da vida e os cuidados para evitar acidentes são da máxima importância nos ambientes onde esse material é utilizado.
O que considerar para acertar na instalação do detector de gás natural?
Para a instalação do detector de gás natural é preciso observar as seguintes situações, evitando que o problema não seja percebido a tempo, em função dos locais escolhidos.
Densidade
O gás natural possui baixa densidade, ou seja, é mais leve que o ar, portanto, acumula-se no alto de uma edificação.
Diante dessa informação, é importante que o detector de gás natural seja instalado a poucos centímetros do teto desses edifícios, onde poderão facilmente detectar possíveis vazamentos.
Ventilação
Apesar da importância da boa ventilação e do uso de dutos de exaustão, os detectores precisam estar instalados em locais onde o vazamento de gás não seja camuflado, o que pode ocorrer em função do vento.
Portanto, instale-os longe das correntes de ar ou dos exaustores, onde estarão aptos para detectar vazamentos e evitar acidentes.
Localização
Outro ponto fundamental está em instalar os detectores próximo dos locais onde possam ocorrer vazamentos, considerando as características físicas da edificação.
Os detectores devem estar instalados próximos dos equipamentos que utilizam o gás natural, como, por exemplo:
- compressores,
- tubulações,
- caldeiras,
- tanques,
- cilindros.
Esses pequenos e importantes detalhes são fundamentais para que a instalação do detector de gás natural cumpra com seu objetivo.
Para isso, especialistas precisam estar envolvidos nas ações e detectores de qualidade devem fazer parte dos processos, que dizem respeito a segurança física das pessoas e do patrimônio da empresa.
Para adquirir detectores de alta qualidade, que garantem a segurança dos ambientes, contate a General Instruments e conheça as melhores opções do mercado!
(Imagens: divulgação)
Gostou? compartilhe!