
Saiba mais
Um breve histórico sobre a Detecção de Gás
Provavelmente, muitos já viram uma lamparina de mineração e sabem alguma coisa sobre a sua utilização como uma forma antiga de detecção de gás em minas de carvão subterrâneas.
Apesar de ter sido projetada para ser usada como uma fonte de luz, o aparato também podia ser utilizado para calcular o nível de gases combustíveis e asfixiantes, com uma precisão de aproximadamente 25 a 50%, dependendo da experiência do usuário, seu treinamento, idade, percepção de cores etc.
Os Detectores de Gás modernos precisam ser muito mais precisos e confiáveis, além de apresentar maior capacidade de repetição.
Os dispositivos mais utilizados hoje em dia são os sensores catalíticos e eletroquímicos, que em alguns aspectos são um avanço da antiga lamparina de mineração, já que, também dependem de uma combustão ou reação química para a sua operação.
A General Instruments, vem adquirindo experiência no segmento de Detecção de Gases desde 1989, em parceria com a marca inglesa Crowcon Detecting Gas e possui hoje, equipamentos para atender diversos segmentos industriais.
Conheça alguns deles:
Gás de petróleo
O setor de petróleo e gás é um ambiente perigoso e o gerenciamento de riscos é um foco importante. Manter um alto nível de segurança da fábrica é uma preocupação crítica.
A ameaça mais óbvia e significativa é o vazamento e a combustão de gás explosivo. Com gases perigosos sempre presentes durante as operações de produção e processamento, os operadores enfrentam constantemente o risco de liberação e exposição a gases inflamáveis e tóxicos.
Cada planta é diferente, e a Crowcon emprega seu conhecimento especializado em detecção de gás para fornecer Sistemas de Monitoramento Fixos que garantam a melhor e mais adequada proteção para cada local, individualmente.
Entender os requisitos exatos de cada local é fundamental para uma abordagem correta. Somente assim podemos garantir que os Painéis de Monitorament Crowcon e dispositivos, interagirão de maneira eficiente aos sistemas de controle e processos de segurança.
Água
Frequentemente considerada uma mercadoria simples, a água é um elemento vital do dia-a-dia, tanto para a saúde pessoal como para os utilizadores industriais e comerciais. Se a instalação está focada na limpeza de água para beber ou tratar efluentes, a Crowcon se orgulha de ter fornecido a uma grande variedade de empresas da indústria de água seus equipamentos de Detecção de Gás; mantendo trabalhadores seguros em todo o mundo.
Os Detectores de Gás devem ser adequados ao ambiente específico em que são necessários para operar. No extremo, a indústria da água é um ambiente úmido e sujo com múltiplos riscos de gases tóxicos e inflamáveis, bem como o risco de esgotamento de oxigênio.
Siderurgia
Considerado por muitos como a espinha dorsal da sociedade moderna, a indústria do aço continua evoluindo. Existem muitos processos diferentes empregados na fabricação e na formação de aço e cada estágio gera e usa gases potencialmente perigosos.
Os fornos de coque, a usina de sinterização, os altos-fornos, as operações de conformação, bem como o aço secundário e a fundição contínua, usam ou produzem níveis perigosos de gases.
Devido à grande quantidade de água necessária durante o processamento, bem como a grande demanda de energia, as instalações de tratamento de água e de geração de energia normalmente fazem parte das instalações de aço; estes trazem mais riscos de gás dependendo do tipo de combustível ou tratamento empregado.
Quer se trate de mudanças geográficas na demanda ou produção, ou desafios trazidos pelos custos de energia ou matérias-primas, as empresas continuam a desenvolver seus processos e instalações para atendê-los. Juntamente com essas mudanças, as empresas também perceberam a necessidade de minimizar o tempo de inatividade devido à manutenção não planejada e proteger os trabalhadores da exposição a riscos de gases tóxicos ou inflamáveis.
Apoiando essas iniciativas, a Crowcon e a General Instruments fornecem equipamentos de Detecção de Gás para grandes empresas siderúrgicas em todo o Brasil.
Indústria de bebidas
Outrora um exemplo arquetípico de produção manual, as indústrias de bebidas agora incorporam processos sofisticados para garantir altos níveis de qualidade e produção eficiente.
Em alguns casos, as abordagens tradicionais foram ampliadas ou submetidas a um monitoramento mais rigoroso, enquanto em outras, foram introduzidas inovações como o engarrafamento pressurizado com nitrogênio.
No entanto, qualquer que tenha sido a abordagem seguida, cresceu o risco de gás associado e a necessidade de proteger os trabalhadores da exposição a gases tóxicos e dos riscos de asfixia.
Os riscos de gás em vinícolas e cervejarias incluem o dióxido de carbono da fermentação, resfriamento, cobertura e recuperação; desinfetantes como ozônio e dióxido de enxofre para equipamentos de limpeza; argônio e nitrogênio usados como gases de cobertura para criar atmosferas inertes; amônia de equipamentos de refrigeração; metano de combustível para aquecimento ou equipamento de elevação pesada; monóxido de carbono nos gases de escape e sulfureto de hidrogênio que podem estar presentes durante o tratamento de resíduos. Vinícolas e cervejarias têm um grande número de espaços confinados que exigem monitoramento de oxigênio e também gases específicos do processo.
Offshore
O ambiente marinho é perigoso; todos podem apreciar os perigos proporcionados pelos mares altos em uma tempestade ou sob as ondas, como rochas e recifes de corais. Menos reconhecidos, no entanto, são os perigos que os marinheiros enfrentam nos espaços confinados do próprio navio, ou os perigos apresentados pela carga que o navio carrega ou pelo processo que está sendo realizado a bordo.
Para garantir a segurança dos marinheiros, o equipamento de monitoramento de gás é essencial. O equipamento de Detecção de Gás requer testes e certificação específicos do ambiente marinho para garantir a adequação aos ambientes extremos em que ele deve operar.
Os sistemas de segurança são regulados por região e o estado da bandeira ou o registro da embarcação decide que tipo e volume de equipamento aprovado o navio deve transportar.
Distribuição de Gás
A rede de gás conecta as funções de produtores, processadores, armazenamento, transmissão e distribuição. A distribuição de gás descreve a atividade de fornecer gás canalizado (geralmente metano, embora o gás urbano usado em algumas regiões inclua misturas de hidrogênio, metano e dióxido de carbono) em propriedades industriais, comerciais e residenciais.
Uma rede de dutos, instalações de armazenamento, estações de pressão e reguladores garantem a disponibilidade constante desse recurso. Os operadores dessa rede são responsáveis por sua operação segura, que inclui encontrar e reparar vazamentos relatados.
O metano é inflamável em níveis entre 4,4% vol (Limite Explosivo Inferior - LEL) e 15% vol (Limite Explosivo Superior - UEL). O metano em altas concentrações pode deslocar o oxigênio, especialmente em espaços confinados. A diminuição do oxigênio pode causar sufocamento e perda de consciência. Também pode causar dor de cabeça, tontura, fraqueza, náusea, vômito e perda de coordenação.
Gostou? compartilhe!